Neste segundo post sobre orientação a objetos com Javascript irei demonstrar como utilizar o conceito de herança.
Para se fazer uso de herança em javascript deve-se utilizar a propriedade prototype, os objetos em javascript contém uma propriedade “especial” chamada prototype que permite que seja adicionado métodos e propriedades as classes.
Quando se define um valor para a propriedade prototype, no momento em que se cria uma instância de uma classe em javascript, as propriedades prototypes são acopladas a classe.
O exemplo ira se basear em uma classe chama Carro com um atributo nome, seu método get e set e uma classe Moto com um atributo cilindradas que irá herdar os atributos e métodos da classe Carro.
Primeiro o javascript para a classe Carro:
<script type="text/javascript" language="javascript">
  function Carro() {
      this.placa;
      this.setPlaca = setPlaca;
      this.getPlaca = getPlaca;
      function setPlaca(placa) {
          this.placa = placa;
      }
      function getPlaca() {
          return this.placa;
      }
  }
</script>
Agora o javascript para a classe Moto:
<script type="text/javascript" language="javascript">
  function Moto() {
      this.cilindradas;
      this.getCilindradas = getCilindradas;
      this.setCilindradas = setCilindradas;
      function setCilindradas(cilindradas) {
          this.cilindradas = cilindradas;
      }
      function getCilindradas() {
          return this.cilindradas;
      }
  }
</script>
E finalmente o exemplo de como aplicar herança em javascript:
<script type="text/javascript" language="javascript">
    Moto.prototype = new Carro();
    var moto = new Moto();
    moto.setPlaca("ANO-2010");
    moto.setCilindradas("125");
    alert(moto.getPlaca() +"n"+ moto.getCilindradas());
</script>
Comentários