Neste segundo post sobre orientação a objetos com Javascript irei demonstrar como utilizar o conceito de herança.
Para se fazer uso de herança em javascript deve-se utilizar a propriedade prototype, os objetos em javascript contém uma propriedade “especial” chamada prototype que permite que seja adicionado métodos e propriedades as classes.
Quando se define um valor para a propriedade prototype, no momento em que se cria uma instância de uma classe em javascript, as propriedades prototypes são acopladas a classe.
O exemplo ira se basear em uma classe chama Carro com um atributo nome, seu método get e set e uma classe Moto com um atributo cilindradas que irá herdar os atributos e métodos da classe Carro.
Primeiro o javascript para a classe Carro:
<script type="text/javascript" language="javascript">
function Carro() {
this.placa;
this.setPlaca = setPlaca;
this.getPlaca = getPlaca;
function setPlaca(placa) {
this.placa = placa;
}
function getPlaca() {
return this.placa;
}
}
</script>
Agora o javascript para a classe Moto:
<script type="text/javascript" language="javascript">
function Moto() {
this.cilindradas;
this.getCilindradas = getCilindradas;
this.setCilindradas = setCilindradas;
function setCilindradas(cilindradas) {
this.cilindradas = cilindradas;
}
function getCilindradas() {
return this.cilindradas;
}
}
</script>
E finalmente o exemplo de como aplicar herança em javascript:
<script type="text/javascript" language="javascript">
Moto.prototype = new Carro();
var moto = new Moto();
moto.setPlaca("ANO-2010");
moto.setCilindradas("125");
alert(moto.getPlaca() +"n"+ moto.getCilindradas());
</script>
Comentários