Pular para o conteúdo principal

Capa de Lote Eletrônica dará Agilidade no Posto Fiscal

Recentemente foi disponibilizado para uso de empresas de todo o País sistema que permitirá a geração de documento contendo chaves de acesso das NF-e transportadas por um mesmo veículo, com finalidade de agilizar o registro e liberação da NF-e nos postos fiscais de fronteira: A Capa de Lote Eletrônica.

INFORMAÇÕES GERAIS

A Capa de Lote Eletrônica (CL-e) é um documento auxiliar criado para agilizar o registro e liberação de mercadorias acobertadas por documentos fiscais eletrônicos nos Postos Fiscais do país.

A CL-e agrega a identificação do transportador, unidade de carga, UF de destino da carga e todas as chaves de acesso dos documentos fiscais eletrônicos que acobertam as mercadorias.

A CL-e possui um código de barras impresso, cuja leitura no Posto Fiscal permite o registro e liberação em lote de todos os documentos fiscais eletrônicos referentes a uma unidade de carga.

A não utilização da CL-e implica a necessidade de registro de cada DANFE, de forma individual no Posto Fiscal, podendo retardar a liberação da carga.

UTILIZAÇÃO

No primeiro estágio de implantação a CL-e funcionará como um “Manifesto de Carga” simplificado, exclusivo para documentos fiscais eletrônicos e de emissão voluntária pelo contribuinte.

A CL-e não dispensa o cumprimento de qualquer obrigação acessória, permanecendo a necessidade de emissão do Manifesto de Carga convencional.

EMISSÃO

Para cada unidade de carga deverá ser emitida uma CL-e referente a cada Unidade da Federação de destino das mercadorias.

A impressão da CL-e poderá ser feita em apenas uma via, em papel A4, que acompanhará a documentação fiscal da carga.

REQUISITOS

A CL-e poderá ser emitida por qualquer transportador ou empresa que opere com cargas próprias.

Para emitir a CL-e, o contribuinte deverá dispor de Certificado Digital de Pessoa Jurídica, tipos A1 ou A3 no padrão ICP-Brasil.

É necessária a utilização de um leitor de código de barras para leitura dos códigos impressos nos DANFE.

MANUAL DO USUÁRIO

O Manual de emissão poderá ser acessado no Portal da CL-e.

ACESSO AO PORTAL DA CL-e

O Portal Nacional da CL-e pode ser acessado no endereço:

http://nfe.sefaz.am.gov.br/cle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parabéns, Mateus, pelos 7 anos de TECNICON!

A origem da Semana Farroupilha

Tudo começou quando em 1947, o jovem estudante do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes foi a um bar tomar um cafezinho e avistou uma bandeira do Rio Grande do Sul servindo de cortina numa janela, o que lhe causou muita indignação. Isso era um reflexo causado pelo modismo americano que os jovens dos países ocidentais buscavam copiar e pela ditadura Vargas que havia proibido manifestações e práticas regionais. Assim, Paixão Côrtes e mais outros sete estudantes daquele colégio resolveram criar um Departamento de Tradições Gaúchas com a finalidade de preservar, desenvolver e revitalizar as tradições gaúchas que estavam esquecidas. Entusiasmados com a ideia, procuram o Major Darcy Vignolli, responsável pela organização das festividades da “Semana da Pátria” e expressam o desejo do grupo de se associarem aos festejos, propondo a retirada de uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria para transformá-la em “Chama Crioula” como símbolo da uni...