A carreira de TI pode ser um caminho
longo, difícil, mas gratificante. Você trabalha horas loucas, você lida com os
usuários finais com raiva, frustrados, e passa a maior parte do seu tempo
envolvido em emergências de tecnologia uma após a outra. No final do dia você
está exausto, e tudo o que você pode fazer para realizar-se em casa, é comer
alguma coisa e ir para a cama. Ou pelo menos é o que parece!!! Porém não é só
isso!
Você terá de trabalhar com tecnologia, ajudar as pessoas em suas
tarefas e até mesmo (em alguns casos) ajudar a salvar vidas. Mas, em última
análise, é só você — e você vai precisar de alguns conselhos para lhe ajudar. Ao longo
dos anos, eu tenho coletado algumas pepitas de ouro de sabedoria, e pensei que
eu deveria passa-las para você. Aqui estão elas:
1: Aprenda a dizer
"não" Se você é novo na carreira, as chances são
grandes de que você está só dizendo "Sim" a tudo. No entanto, na
medida em que for ganhando experiência, a palavra "não" precisa
entrar em seu vocabulário. Caso contrário, vão explorar você. Claro, você terá
que usar essa palavra com cautela. Caso seu chefe se aproxime de você e
determine uma tarefa a ser feita, a resposta "não"pode não ser a sua melhor escolha. Mas se você
encontrar pessoas, usuários finais — e amigos — aproveitando-se do fato que
você diz muito a palavra "Sim", você vai acabar frustrado e exausto
no fim do dia.
2: Termine tudo até o final do dia Eu tinha um
ritual no final de cada dia. Eu tirava meu relógio e, nesse ponto, acabou, não
trabalhava mais. Essa rotina simples, frequentemente, mais salvou minha
sanidade do que me deixou mais louco. Eu sugiro que você procure um jeito de
dizer pra você mesmo e em algum ponto que o que tinha de ser feito naquele dia
acabou. Não se torne aquela pessoa que está sempre disposta a trabalhar do
início da noite até altas madrugadas ... ou você vai sempre ser essa pessoa.
3: Não se culpe por erros cometidos Você vai cometer
erros. Às vezes vão ser erros simples e que podem ser rapidamente reparados.
Outras vezes podem indicar uma catástrofe. Mas quando você finalmente achar que
está formado em sua carreira, você já terá cometido e reparado muitos erros. Se
você se martirizar por eles isto acabará por impedir de seguir em frente. Em
vez de repreender a si mesmo, aprenda com os erros para que você não volte a
repeti-los, e aprenda com o erro dos outros para não precisar cometer os seus.
4: Sempre tenha algo bom a dizer Você trabalha com
os outros em uma base diária. Muitas vezes vi pessoas profissionais tornarem-se
amargos, cínicos e que raramente têm qualquer coisa de bom ou de positivo para
dizer. Não seja essa pessoa. Se você se concentrar no positivo, as pessoas
serão mais inclinadas a gostar de trabalhar com você, empresas irão querer
contratá-lo, e a rotina diária será menos"rotina".
5: Meça duas vezes, corte uma vez Quantas vezes você deu
um comando ou clicou OK antes de estar absolutamente certo do que deveria
fazer? O velho ditado acima –usado em carpintaria- se encaixa perfeitamente
aqui. Considerando esta frase simples — antes de clicar em OK — poderá salvá-lo
de muita dor de cabeça. Apressar-se em uma tarefa nunca é a resposta, mesmo
durante uma emergência. Sempre pergunte-se: esta é a
solução certa?
6: Seja honesto em todas as oportunidades Eu testemunhei a
mentira de engenheiros para evitar o rápido braço da justiça. No final, no entanto,
você deve lembrar que os arquivos de log não mentem. Muitas vezes há uma trilha
que pode levar à verdade. Quando o CTO ou seu chefe de departamento descobre
essa verdade, que aponta para você indicando que mentiu, o braço da justiça que
será muito mais forte. Mesmo que você sinta que seu emprego está em perigo, ou
que a verdade fará com que você tenha que executar muitas mais horas de
trabalho, sempre opte pela verdade. Sempre.
7: Certifique-se de que você é apaixonado pelo que faz Pergunte a si mesmo
esta pergunta: Eu sou apaixonado por tecnologia? Se não, caia
fora agora! Caso contrário, esse trabalho vai acabar com você. Uma paixão por
tecnologia, por outro lado, continuará a levar-te para a frente. Saiba isto:
quanto mais tempo você estiver em campo, mais provável que a paixão irá
esmorecer. Para evitar que isso aconteça, aprenda algo novo sempre.
8: Nunca pare de aprender e de estudar Responda rápido —
quantos sistemas operacionais passaram pela tua mão na última década? Nenhuma
carreira evolui mais rápido do que a de tecnologia. No mesmo segundo que você
acredita que domina algo, ele muda. Se você acha que já aprendeu o suficiente,
é hora de entregar as chaves do seu reino. Não só você vai ficar para trás como
todos os servidores e desktops que você gerencia podem rapidamente acabar
vulneráveis a cada novo ataque que for surgindo na “Selva”. Não fique para
trás.
9: Quando você sentir as costas contra a parede, respire e
reagrupe as forças Isso vai acontecer com você. Você vai ser encarregado de atualizar
servidores e um dos upgrades vai “subir no telhado”. O suor vai escorrer, sua
respiração atingirá o nível de pânico e você vai travar como travava o velho
Windows me. Quando isso acontecer... pare, respire ereformule seu plano.
Estranhamente, é aquela respiração tomada no momento de pânico que irá ajudá-lo
a sobreviver ao pesadelo. Se um único respirar fundo não ajudar, vá lá fora e
tome ar fresco, para que você possa estar melhor preparado mudar o rumo dos
acontecimentos.
10: Não deixe os clientes pensarem que as suas respostas vêm
do Google Isto parece óbvio... mas eu já vi acontecer muito muitas vezes. Se
você está no meio de algo e não tem certeza de como corrigir um problema, não
sente na frente de um cliente e comece a buscar soluções no Google. Se for
preciso, peça um tempo para encontrar a resposta. Os clientes não gostam de ver
que você está aprendendo com o dinheiro deles.
Autor: Por
Jack Wallen em 10 coisas, 5 de agosto de 2015, 2:34
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